Indústria cultural
As inovações tecnológicas vêm ocorrendo de uma maneira muito rápida atingindo e provocando mudanças em diversas áreas impondo e até mesmo mudando os hábitos e comportamentos das pessoas, com isso a educação não poderia ficar de fora desse contexto tecnológico, porém é preciso analisar os efeitos dessas mudanças.
A indústria cultural está relacionada a tudo que está ai para ocupar o lugar do lazer e sua origem se deu através da sociedade capitalista, transformando a cultura em algo comercializado em um produto e esquecendo o seu verdadeiro valor.
A televisão é considerada um produto da indústria cultural de bastante influência na vida das pessoas, na escola não poderia ser diferente já que praticamente todos têm acesso a esse meio de telecomunicação, a mídia tem uma capacidade assustadora de influenciar na opinião das pessoas e principalmente das crianças que estão começando a formar suas opiniões.
Algo interessante é quando se fala de artes levando em consideração a indústria cultural, a arte ganhou liberdade para se expressar, porém já tem algum tempo que ela deixou de ser analisada como algo expressivo e passou a ser apenas uma coisa de reprodução e de valor material, não é mais admirada e um objeto de valor sentimental. Para uma compreensão de uma arte é preciso uma interação com ela, indivíduo e arte e não arte mídia e indivíduo.
Depois de tudo o que foi dito acredita-se que o papel da escola quanto a isso é instruir os alunos ao que eles devem assistir, ensiná-los a analisarem tudo com um olhar crítico para que não sejam