Quimica atps
Os gases que compõe a atmosfera são:
Nitrogênio (N2): 78,088%
Oxigênio (O2): 20,949%
Argônio (Ar): 0,93%
Dióxido de Carbono (CO2): 0,03%
Neônio (Ne): 0,0018%
Hélio (He): 0,0005%
Metano (CH2);
Criptônio (Kr):0,0001%
A aplicação do Nitrôgenio na atmosfera consiste na produção de moléculas complexas necessárias para o desenvolvimento do ser humano, tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. Sendo um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres.
O Oxigênio, sua principal aplicação consiste em ser oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pelo flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar.
O Argônio, pode-se ser aplicado em conservação de peças em museus em razão do comportamento inerte do elemento.
Dióxido de Carbono, é utilizado em extintores durante incêncios para isolar o oxigênio do combustível, e também em bebidas (bebidas carbonatas) para dar-les efervescência.
Neônio, aplicado para fabricação de indicadores publicitários, indicadores de alta voltagem, tubos de televisão e etc.
Hélio, o hélio é mais leve que o ar, isto é, a densidade do hélio é menor que a densidade do ar, diferenciando-se do hidrogênio por não ser inflamável, entretanto, apresenta poder ascensional 8% menor. Por este motivo, e por ser um gás inerte, é utilizado em dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas. Uma de suas aplicações é agente refrigerante em reatores nucleares.
Metano, o metano é considerado o terceiro gás que provoca o efeito estufa, sua principal fonte é na decomposição de resíduos orgânicos, extração de combustível natural e etc.
Criptônio, é utilizado, isolado ou misturado com néon e argônio: em lâmpadas