Indústria Cultura
Industria Cultural: sistema politico e economico. Que tem por finalidade produzir bens de cultura: filmes, livros, musicas popular, propagandas de tv entre outros como mercadorias e estratégias de controle social.
Análise dos meios de comunicação de massa e concluíram que tudo funciona como uma indústria de produtos culturais visando o consumo. Para eles, a indústria cultural transforma as pessoas em consumidoras de mercadorias culturais, ou seja, essa indústria tira toda a seriedade da cultura erudita, assim como sua autenticidade.
Ex: o caminhão de gas ao utilizar a musica de betovem para vender, tira toda a essência da obra , a profundidade dela.
Para Adorno, portanto a indústria cultural tem como objetivo a dependência e alienação dos homens, que teriam gosto padronizado e seriam induzidos a consumir produtos de baixa qualidade. Por isso, a indústria cultural substitui o termo cultura de massa, porque não é a valorização da cultura e sim da ideologia imposta às pessoas.
E como eles veriam, então, os meios de comunicação de massa? Eles veem como um desestimulo à sensibilidade. Que desconsidera diferenças culturais e padroniza todo mundo. Tem um forte estímulo publicitário. Os autores definem os meios de comunicação de massa como um simples lazer e entretenimento, não encorajando o publico a pensar tornando- o passivo e conformista com tudo.
Os meios tecnológicos tornaram possível produzir obras de arte em larga escala industrial. O que Adorno achava disso? Eles achavam que a produção em larga escala não democratizava a arte. Simplesmente houve a banalização e a descaracterizou. Fez com que o público perdesse o senso crítico e tornasse um consumidor passivo de todas as mercadorias anunciadas pelos meio de comunicação de massa. E isso acabou tirando o valor de muitas obras, ou a essência delas.
Ex: A monalisa, uma obra reproduzida inúmeras vezes na internet e fora dela. Com adaptações e montagens.
Termo