industria cultura
Com essa visão podemos compreender de que forma age a indústria cultural. Que oferece produtos e serviços que promovem uma satisfação instantânea e efêmera, submetendo-os a seu domínio não permitindo a formação de um senso critico.
Com a frase “divertir-se significa estar de acordo” basicamente caracterizamos um aspecto essencial do esclarecimento como mistificação das massas, ou seja, a Indústria Cultural, pois basicamente Divertir significa não ter que pensar nisso, esquecer o sofrimento até mesmo onde ele é mostrado. Com essa visão Adorno nos permite compreender de que forma age a Indústria Cultural. Com isso podemos relacionar os meios de produção(meios de comunicação)que são desenvolvidos por Raymond Willians. Dos meios de comunicação, sem dúvida, o rádio e a televisão manifestam mais do que todos os outros esses traços da indústria cultural. Inicialmente estes meios começam dividindo sua programação por seus públicos e horários
Mas paradoxalmente, rádio e televisão podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas fragmentados de uma realidade desprovida de espaço e tempo. Nada sabemos, depois de termos tido a ilusão de que fomos informados sobre tudo. De fato, como a mídia nos infantiliza, diminuímos nossa atenção e capacidade de pensamento, invertendo a realidade e ficção e que, por meio da publicidade, coloca a felicidade imediatamente ao alcance de nossas mãos, transforma-nos num público dócil e passivo.
Para concluir podemos finalizar com o pensamento de que a cultura nos satisfaz, se tivermos