Indústria cimenteira
CIMENTOS PORTLAND - HISTÓRIA 3 A IMPORTÂNCIA DO CIMENTO 3 TIPOS DE CIMENTO 4 COMPOSIÇÃO DO CIMENTO 6 PEGA E ENDURECIMENTO 8 PROCEDIMENTOS DE FABRICAÇÃO: PROCESSOS ÚMIDO E SECO 9 OPERAÇÕES UNITÁRIAS 11 Impactos Ambientais da produção de cimento 17 CONCLUSÃO 19
INTRODUÇÃO
O cimento foi há muito tempo e faz parte de todas as construções civis dos últimos tempos, hoje em dia o cimento tem uma demanda quase igual a do petróleo, pois há muito procura.
É o cimento responsável por todas as construções duradouras de antigamente como as de hoje em dia, o cimento sofreu várias transformações para se transformar no que é o cimento de hoje, porém não existe apenas um tipo de cimento, há vários e cada um com uma finalidade em especial.
O cimento é composto por duas matérias primas essenciais, são elas, calcário e argila. Através delas e após adicionar outros reagentes químicos onde passaram por vários processos sofreram por varias trocas térmicas e reações térmicas, para se transformar no cimento para uso. Este cimento tem prazo de validade de 90 dias, quando bem embalado e fabricado, porém o melhor tempo para uso é de 60 dias.
O cimento tem sua importância desde quando é retirada a matéria prima, pois desde lá já ocorrem problemas e impactos ambientai, toda indústria cimenteira deve ter um ação mitigadora ou compensatória para diminuir ou evitar que aconteça impactos no meio ambiente.
CIMENTOS PORTLAND - HISTÓRIA
A indústria de cimento teve um enorme crescimento durante a década passada. Há muito tempo, a humanidade descobriu que algumas rochas naturais depois de uma simples calcinação dava um produto que endurecia com adição de água.
O conhecimento do cimento existe desde a antiguidade, como pode se observar nas construções das pirâmides egípcias, as quais foram construídas a partir de um tipo de cimento. Os gregos e romanos usaram na forma de cimento tufo vulcânico misturado a cal.
Joseph Aspdin, um inglês, foi quem