Indução eletromagnética
Introdução
Ao decorrer de várias descobertas, principalmente de que correntes elétricas produziam campos magnéticos, os cientistas começaram a procurar o efeito contrário, ou seja, campo magnético produzido por corrente elétrica e graças a essas pesquisas, foi descoberto a indução eletromagnética e hoje em dia, temos muitos equipamentos e instrumentos feitos pelo principio de indução, como veremos ao decorrer deste trabalho.
Michael Faraday
Faraday foi o cientista que conseguiu determinar que a variação do fluxo magnético produzia uma corrente elétrica induzida em um fio condutor próximo à região em que houve essa variação. Faraday descobriu esse efeito por acaso, quando ele estudava, em seu laboratório nos Estados Unidos, novas maneiras de movimentos utilizando a eletricidade. Joseph Henry, na Inglaterra descobriu esse mesmo efeito em seu laboratório de pesquisas. Fluxo Magnético
O fluxo magnético representa o número de linhas de campo que atravessa uma determinada área superficial do espaço. É a partir da variação o fluxo que aparece uma corrente elétrica induzida em um determinado condutor.
Ex:
O fluxo magnético de um imã são todas as linhas do campo magnético que saem do polo Norte e entram no polo Sul.
Lei de Faraday
Ao segurarmos um imã próximo a um enrolamento, sem um gerador ligado a seus terminais, e fizermos alguns movimentos, aparecerá ima corrente elétrica induzida, que pode ser acusada por um galvanômetro. Porém se mantivermos o imã parado e movimentarmos o enrolamento em relação a ele, surgirá uma corrente elétrica induzida nesse enrolamento, e esse fenômeno é conhecido como Indução Eletromagnética, como mostra a imagem à cima.
A partir do fenômeno da indução eletromagnética foram construídos geradores de energia elétrica através das usinas hidrelétricas termoelétricas ou nucleares. Todas as três funcionam de forma similar,