Sistemas operacionais
Processo é tudo aquilo que esta sendo executado ou gerenciado dentro de um dispositivo.
2. Por que o conceito de processo é tão importante no projeto de sistemas multiprogramáveis?
3. Descreva os estados que um processo pode ocupar em um sistema baseado no modelo de processos.
Executando: um processo está no estado executando quando ele, de fato,
Está sendo processado pela CPU. Em sistemas mono processados (único processador), somente um processo por vez pode estar de posse da CPU em um dado instante. Os processos se alternam na utilização do processador.
Pronto: um processo está no estado de pronto quando ele possui todas as condições necessárias para a sua execução, porém, não está de posse do processador.
Em geral, existem vários processos no sistema prontos para serem executados e o
Sistema Operacional é responsável por, dessa lista de processos, selecionar qual utilizar o processador em um determinado instante de tempo.
Bloqueado: um processo está no estado de bloqueado quando ele aguarda por algum evento externo ou por algum recurso do sistema indisponível no momento. Por exemplo, se um processo necessita de uma informação de algum dispositivo de E/S, enquanto essa informação não se torna disponível, o processo entra no estado de bloqueado.
4. Comente as possíveis transições que podem ocorrer entre os estados de um processo.
A transição 1 (Executando - Bloqueado) ocorre quando um processo que estava utilizando o processador precisou de algum evento externo (operação de
Entrada/ Saída, por exemplo), não podendo continuar executando, passando, assim, para o estado de bloqueado.
A transição 2 (Bloqueado - Pronto) ocorre quando o evento externo, no qual o processo bloqueado aguardava, acontece. Nesse caso, o processo passa para o estado de pronto e volta para a fila para poder concorrer novamente ao processador. Se não existir nenhum processo na fila de prontos,