industrias de alta tecnologia
CAMPO GRANDE, MS.
Agosto - 2013
Indústrias de alta tecnologia
CAMPO GRANDE, MS.
Agosto - 2013
Introdução
O objetivo deste trabalho será o de avaliar a possibilidade de surgimento da indústria de alta tecnologia, a partir das iniciativas, infra-estrutura de pesquisa e características urbanas locais. Definido o foco de análise, tornou-se necessário caracterizar os setores industriais emergentes no que se refere a aspectos como surgimento, desenvolvimento e formas de aglomeração, dentro do contexto das mudanças tecnológicas contemporâneas.
Indústria de Alta Tecnologia
Mudanças Tecnológicas Contemporâneas e seus Impactos Estruturais
O vetor do paradigma da Terceira Revolução Científica e Tecnológica, ao qual todas as demais novas tecnologias estão subordinadas, é a microeletrônica que se encontra na base de um sistema de inovações técnicas e organizacionais capazes de alterar o perfil estrutural da economia. Estas transformações vêm ocorrendo a partir de meados do século XX e decorreram dos avanços no campo da eletrônica que, por sua vez, impulsionaram as áreas de informática e comunicações, cujo uso se generalizou para todos os setores econômicos, modificando também aspectos da vida social e política.
A amplitude em que outros setores da economia são influenciados define o caráter sistêmico das novas tecnologias (Kaplinsky, 1989), cujos impactos podem ser dimensionados em função da natureza dos processos inovativos. Neste sentido, Freeman (1984) considerou três tipos principais de inovações: as incrementais, as radicais e as revolucionárias.
Conclusão
Às mudanças estruturais introduzidas pela Terceira Revolução Científica e Tecnológica associam-se novos padrões de localização das empresas sintonizadas com as novas tecnologias, o que redistribui