VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA HSC
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em (nome do curso) apresentado à Universidade
Paulista – UNIP
Professor: Dr. Otávio Villar
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
1.1 HSM / HSC - Usinagem a altíssimas velocidades
Com objetivo de reduzir os custos e tempo de usinagem, há uma constante busca pelo desenvolvimento de sistemas de monitoramento, para auxiliar o aumento da produtividade e melhorar a qualidade da usinagem.
As máquinas que possuem a tecnologia HSC (High SpeedCutting) ou HSM (High SpeedMachining) é a mais avançada tecnologia de usinagem que temos a disposição, são máquinas que usinam em altas velocidades de corte, aproximadamente de cinco a sete vezes a cima das velocidades convencionais. Essas máquinas possuem atualmente uma larga utilização na produção de grande escala, ou seja, a série na qual são fabricadas muitas peças em pequena quantidade de tempo.As áreas que mais utilizam esse tipo de usinagem é a de moldes e matrizes, aeroespacial e automotiva.
A HSC surgiu na década de 20 através de uma série de experimentos realizados por Carl J. Salomon. Nestes estudos, foi utilizado uma serra circular de grande diâmetro para reproduzir alta velocidade de corte, já que as máquinas-ferramentas disponíveis na época não permitiam altas rotações (NCG, 2000, apud SOUZA, 2001). Salomon reconheceu que em princípio as temperaturas e as forças de corte tendiam a decrescer em altíssimas velocidades, mas um longo percurso teve de ser trilhado até a introdução da tecnologia HSC. Baseou-se sobre uma série de curvas de velocidade de corte plotadas comparando-as com a temperatura de corte atingida. Somente com o desenvolvimento dos eixos-árvore de alta rotação no início dos anos 80, com os quais foi possível atingir altas velocidades, abriu-se a possibilidade de serem realizadas pesquisas tecnológicas de base nessa