Industrialização brasileira
Fichamento Unidade 5 , Capítulo 1
Industrialização Brasileira
A estrutura Industrial brasileira * Evolução histórica do parque industrial brasileiro e sua política econômica contemporânea. * Juscelino Kubitschek foi um importante idealizador, com ideias desenvolvimentistas para o Brasil. * Parque industrial complexo nos setores de bens de consumo, produção e de capital. * Uma boa parte do PIB brasileiro, é representando pelas indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, mecânicas, elétricas, química, alimentícia,têxteis,etc. * Aumento do potencial de expansão no mercado interno e as rendas promovidas pelo governo Federal * Em 1990 ocorreu a abertura da economia brasileira e a entrada de produtos importados. Conseqüentemente aumentou a concorrência com as empresas estrangeiras.
Distribuição espacial da indústria brasileira * A região sul foi a que mais aumentou sua participação no conjunto da produção industrial brasileira nas ultimas décadas, o que não afetou a liderança do Sudeste neste setor. * A região Nordeste mostra uma tendência a elevação, embora não tão expressiva . * Concentração de investimentos públicos no setor de infra-estrutura. * Apoio governamental estrutural em regiões marginalizadas. * O Norte e o Centro-Oeste têm a menor participação na produção industrial,mas outras atividades têm dinamizado a economia das duas regiões. * Modernização da infra-estrutura de produção de energia, de transportes, comunicações e de informatização.
Crise do café e industrialização * Crise de 1929 refletiu diretamente na produção do café, e redução do volume de exportação. * O ciclo do café permitiu a acumulação de capitais. * Disponibilidade de mão-de-obra de imigrantes liberadas dos cafezais. * Diminuição da entrada de mercadorias estrangeiras. * São Paulo,possuía capital e trabalhadores qualificados.
Governo Getúlio Vargas e a Segunda guerra Mundial * A