industrializacao
Ano/Turma: 2 ano A
Professora: Maria Cecília
O Interior do estado do Rio de Janeiro é a região que abrange todo o estado, com exceção da Região Metropolitana. Essa área é fortemente industrializada na região do Médio Paraíba e caracteriza-se por sua economia forte e bastante diversificada, sendo marcante a presença de indústrias de transformação na área siderúrgica, metalúrgica, têxtil, de energia elétrica (hidrelétrica, termoelétrica e nuclear) e automobilística, além de agropecuária leiteira.
O Norte Fluminense é responsável por 87% do petróleo nacional, e as cidades que mais se destacam são: Campos dos Goytacazes, maior cidade do interior fluminense, tanto em área quanto em população, e Macaé, ambas entre as mais ricas do Brasil devido à prospecção petroleira. A indústria ceramista e sucroalcooleira também se destaca.
O projeto de maior destaque dos últimos anos foi o Superporto do Açu, localizado em São João da Barra. O porto está ativo há 2 anos e foca na importação e exportação de produtos com a participação de aproximadamente 67000 funcionários.
Com o surgimento desse projeto, notou-se a chegada de um grande numero de pessoas vindas de partes do Brasil e do exterior em busca de emprego no porto, por conta da abertura de emprego e da grande quantidade de emprego que a região oferece, visto que empresas multinacionais estão vindo se instalar na região, devido ao ampliamento do comércio (assim como o porto).
Deve-se lembrar que a paisagem é severamente alterada pelo aumento de empresas na região e elas estão se instalando em uma área industrial em volta do porto, por causa da facilidade de negociar mercadorias internamente e externamente. E essa facilidade existe pelo fato de que o porto está localizado em uma área estrategicamente boa para a exploração do petróleo, que é o produto base da região (corresponde a 87% do petróleo