MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: Escritos políticos. Coleção Os Pensadores.
O autor da obra nasceu na Itália no dia 03 de maio de 1496, em pleno renascimento, época de transformações econômicas sociais e políticas na Europa.
Nicolau Maquiavel define nesta obra o que seria o poder, discute as formas de governo e propõem uma ética própria ao fazer política. O livro é dividido em vinte e seis capítulos, onde o leitor poderá se deleitar com as idéias políticas de Maquiavel.
Maquiavel foi o primeiro pensador a expor claramente em uma obra a separação entre ética e política, o que provocou uma inquietação profunda e permanente sobre o assunto.
Uma das coisas que mais impressiona na obra é sua forma de “ensinar” como um homem pode chegar ao poder e principalmente como se manter no poder. Traz em sua obra temas de certa forma polêmica, falando sobre a crueldade e a piedade, se é melhor que um governante seja amado ou temido, como deve fazer para evitar o desprezo e o ódio de seu povo, de como deve se utilizar da religião para tornar-se bem visto, do cuidado que deve ter com as amizades, com as pessoas que o cerca. Como deve o governante evitar os aduladores, e etc.
O Príncipe contém ensinamentos de como conquistar Estados e conservá-los sob domínio, em síntese, um manual para governantes
Esta é uma obra de grande importância, sendo até hoje lido (e seguido) por muitos políticos e homens e mulheres de todas as profissões, classes e idades. É indicado para qualquer cidadão comum. É uma leitura que deve ser recomendada a todo estudante universitário, seja ele na área de exatas ou