Industria de bens e consumo
Em grande parte, estão situadas próximas as áreas urbanas, para facilitar o acesso aos seus revendedores e consumidores. Geralmente, esse tipo de indústria é subdivida em três grupos:
• Indústria de bens duráveis;
• Indústria de bens semi-duráveis;
• Indústria de bens não-duráveis.
Assim como os demais tipos de indústria, essa sempre necessita de inovação tecnológica para o incremento de novos produtos que respeitem o meio ambiente e as novas necessidades dos consumidores. O futuro desse tipo de indústria está ligado a constantes adequações.
Atualmente, o mercado é composto por uma classe emergente de consumidores que possuem mais acesso à informação, pelo aumento do consumo e competição entre marcas que conseguem atingir o mesmo nível de qualidade, a commoditização dos produtos.
Portanto, as empresas que atuam no setor de bens de consumo deverão diminuir erros de produção e de projetos de novos produtos e manter constante conexão com os consumidores. Além de manter com qualidade a cadeia de fornecimento e colaboração com parceiros.
O aumento da população e da renda em países emergentes como o Brasil tem gerado novos desafios para essa área industrial, produzir de maneira sustentável produtos socioambiental corretos para melhorar a qualidade de vida para grandes populações que viverão em grandes cidades.
Além da inovação tecnológica para barateamento de custos de produção e adequação às novas normas ambientais de produção e gestão de produtos, esse setor industrial deve aprofundar sua visão para criar diferenciação, agregar informações, e responsabilidade corporativa.
Em 2012, no Brasil, o setor de bens de consumo registrou a maior alta entre os quatro