Industria Calçadista de Franca
PROJETO DE PESQUISA
Racionalistas e / ou Paternalistas? Análise comparativa das posturas e mentalidades do industrial francano ante o processo da globalização dos primeiros anos do século XXI
ALUNO:
LEON DENIS DE ALMEIDA
ORIENTADOR:
LÉLIO LUIZ DE OLIVEIRA
3º ANO HISTÓRIA NOTURNO – 2005
Leon Denis de Almeida
Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, para Disciplina de Iniciação Científica ministrada pelo Professor Doutor Jurandir Malerba.
FRANCA - SP
DEZEMBRO/2005
Sumário
1 – Justificativa 04
2 – Fundamentação Teórica 05
3 – Objetivos 06
4 – Hipóteses de Pesquisa 06
5 – Procedimentos Metodológicos 07
6 – Cronograma 08
7 – Bibliografia 09
PROJETO DE PESQUISA
Título:
Racionalistas e / ou Paternalistas? Análise comparativa das posturas e mentalidades do industrial francano ante o processo da globalização dos primeiros anos do século XXI.
Subtítulo:
História Empresarial e Local em busca de uma análise das ações e reações dos empresários calçadistas de Franca ante aos abalos no sistema capitalista pós 11/09/2001.
Justificativa do tema
As abordagens sobre o processo da Globalização na Historiografia do início do século XXI permitem-nos alçar patamares que vão além das análises das posturas das economias centrais; a História Local nos permite alcançar especificidade analítica nas microrregiões, no âmbito desta pesquisa será estudada a cidade de Franca/SP, uma das inúmeras microrregiões envolvidas no processo da Globalização.
Também objetivando uma análise minuciosa das indústrias calçadistas de Franca, encontramos a História das Empresas trabalhada com estudos de casos e suas relações no contexto social. A origem desta vertente histórica que será trabalhada está nos estudos de História Econômica na década de 1920 na Universidade de