INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse projeto nasceu da necessidade de investigar sobre o tema indisciplina, pois é um dos temas atuais que mais preocupam os professores e todos os envolvidos no processo de ensino. Além de transformar – se em desordem, a indisciplina dificulta a relação com o professor, aluno e aprendizagem e pode apresentar sérias complicações no desenvolvimento cognitivo, moral e social.
Assim, por meio do gerenciamento na Educação Infantil pode-se resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a disciplina da sala antes que elas ocorram. O professor torna-se proativo e deixa de ser reativo. É necessário que a criança inicie o seu convívio com regras.
É interessante que, ao propor uma atividade, o professor já tenha preparado o material e o ambiente em que trabalhará com o grupo. Além disso, tem que pensar o tempo de duração das atividades. E a convivência necessita do estabelecimento de algumas regras.
Por meio da disciplina, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais constrói conhecimentos, desenvolve integralmente. A sala de aula é e sempre foi um espaço que expressa continuidade da vida, reflexo do entorno. Se assim não for, não será sala de aula verdadeira, não permitirá que o aluno contextualize em sua existência os saberes que ali aprende. (ANTUNES, 2005).
Diante disso, gerou a seguinte problemática, Como resolver o problema da indisciplina na sala de aula?
É essencial que se restaure a disciplina em sala de aula, que se faça desse valor um objetivo a se perseguir, não para que a sala se isole da sociedade e também não para que a aula do professor fique mais confortável, mas antes para que ali ao menos se aprenda como tentar modificar o caos urbano que o desrespeito social precipitou. (ANTUNES, 2005)
O aluno indisciplinado é aquele cujas ações rompem com as regras da escola, mas