indios do brasil
Os primeiros europeus que chegaram ao Brasil, tiveram que aprender a língua dos índios da costa brasileira para que pudessem se comunicar. Esta língua é chamada Tupi antigo, Tupinambá ou ainda língua brasílica. Daquela época até a segunda metade do século XVIII a língua portuguesa era utilizada pelos membros do governo enquanto a língua Tupi era falada pela maioria da população. O tupi, no século XVIII já havia sido bastante modificado por neologismos da língua portuguesa e no norte do país originou a língua Nheengatu a partir da simplificação gramatical do Tupi antigo somada a influências do português e de outras línguas indígenas da região do Maranhão e Pará.
Embora a língua oficial do brasil seja o português, Fala-se em 160 línguas indígenas no Brasil, porém este é um número inexato devido à polêmica em se decidir se expressões linguísticas diferentes, usadas por comunidades indígenas separadas geograficamente, integram duas línguas diferentes ou dois dialetos de uma mesma língua – sem contar as línguas de índios isolados- que não puderam ainda ser conhecidas e estudadas.
Muitas pessoas se surpreendem quando ouvem falar no grande numero de línguas indígenas existentes no Brasil. Isso acontece por falta de conhecimento sobre a diversidade étnica, cultural e linguística.
Segundo (Câmara Jr., 1963: 76), os jesuítas, baseando-se no tupi, constituíram uma língua de comunicação – a língua geral - . A língua geral, o tupi missionário, caracterizava-se como um tupi despojado de “seus traços fonológicos e gramaticais mais típicos para se adaptar à consciência linguística dos brancos e o português nela atuou assim, impressivamente . Embora muitas línguas indígenas tenham sido extintas ao longo do processo de colonização, as sobreviventes representam uma enorme riqueza