Indices de solvência
Estes quocientes evidenciam o grau de solvência da empresa em decorrência da existência ou não da solidez financeira que garanta o pagamento dos compromissos assumidos com Terceiros (Passivo Circulante e Passivo não circulante). Estes valores são calculados com base no Balanço Patrimonial. Para que se possa obter um diagnostico mais completo acerca da solidez financeira da empresa, alguns aspectos devem ser relevados: alto grau de endividamento nem sempre é sinônimo de insolvência. A empresa pode estar endividada, mas paga seus compromissos em dia. Ex. Caso a empresa consiga renegociar facilmente suas dívidas. a empresa pode apresentar um baixo grau de liquidez a curto prazo, porem um bom grau de liquidez a longo prazo.
2.1 Índice de Liquidez Geral
ILG=(Ativo Circulante+Ativo Não Circulante)/(Passivo Circulante-Passivo Não Circulante)
Interpretação: QUANTO MAIOR ESTE QUOCIENTE, MELHOR
Este índice evidencia se os recursos financeiros aplicados no Ativo são suficientes para cobrir as Obrigações totais, ou seja, quanto a empresa tem de Ativo para cada $ 1 de obrigação. Sua interpretação verifica se a empresa tem solidez financeira para cobrir seus compromissos a curto e longo prazo assumidos com Terceiros. Se o Quociente ≥ 1, podemos afirmar que, em princípio, a empresa se encontra satisfatoriamente bem estruturada do ponto de vista financeiro. Se o Quociente < 1, em princípio, a empresa encontra-se em situação de insolvência, ou seja, ela se encontra nas mãos de capital de Terceiros.
2.2 Índice de Liquidez Corrente
ILC=(Ativo Circulante)/(Passivo Circulante)
Interpretação: QUANTO MAIOR ESTE QUOCIENTE, MELHOR
Este índice indica a capacidade que a empresa tem de cumprir seus compromissos de curto prazo, isto é, quanto a empresa tem de Ativo Circulante para cada $ 1 de Passivo Circulante. Ele também evidencia a existência ou não do Capital Circulante Líquido (CCL):
CCL= Ativo Circulante