Aula Tema 05 - Gestão Contábil
Aula-tema 05:
Um dos grandes fatores limitantes ao crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas é a falta de conhecimento e do uso de informações gerenciais no negócio. Os pequenos empreendedores geralmente delegam a contabilidade da empresa aos escritórios de contabilidade que, comumente, fazem uso das informações contábeis apenas para atender às exigências fiscais. Não podemos mais ignorar que a contabilidade tem como finalidade orientar a tomada de decisões, e que os dados obtidos através da apuração do Balanço Patrimonial e das Demonstrações de Resultado do Exercício são fontes riquíssimas de informações importantes ao sucesso empresarial. Não basta apenas apurar os resultados contábeis, é preciso compreendê-los e analisá-los, transformando-os em informações úteis ao planejamento financeiro e preciosas para a tomada de decisões assertivas.
Para nosso estudo, o Balanço Patrimonial a seguir servirá de base para apuração dos índices que serão apresentados:
Dentre os diversos índices disponíveis para auxiliar o gestor, focamos na análise da situação financeira, econômica e na estrutura de capital que a empresa possui, pois este é o “tripé” das decisões a serem tomadas. A figura abaixo apresenta a relação desses indicadores nas análises das demonstrações contábeis:
Na análise financeira os índices de Liquidez e Solvência mostram se a empresa consegue pagar suas obrigações em dia (liquidez), e se consegue quitar todas essas obrigações (solvência). Sendo assim, uma empresa solvente é aquela que apresenta boa saúde financeira e consegue liquidar suas dívidas a longo prazo. Em contrapartida, uma empresa insolvente remete a uma organização sem crédito e incapaz de liquidar seus compromissos financeiros (FERRONATO, 2011). Nesse sentido, o índice de solvência calcula a capacidade da empresa de liquidar seus compromissos financeiros através da relação entre o Total do Ativo da empresa e o Total do Passivo. Assim,