Indice de umidade
1. Introdução 2
2. Fundamentação Teórica 3
3. Materiais e Métodos 4
4. Resultados 6
5. Considerações Finais 9
6. Referências 10
Introdução
Este relatório tem por objetivo a descrição de todas as etapas realizadas na aula prática proposta pela disciplina de Mecânica dos Solos para a determinação do índice físico denominado de umidade do solo (w), para que possamos descobrir as diversas condições que um solo pode nos apresentar, e as características físicas em que ele se encontra. A umidade do solo é determinada pela relação entre a massa de água (Mw) e a massa de sólidos(Ms) presentes em determinada amostra: w= Mw/Ms sendo obtida em porcentagem.
A aula prática foi realizada no dia 05 de abril de 2011, no laboratório de Mecânica dos Solos do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sob orientação da professora Carina.
Fundamentação Teórica
O solo é um sistema polifásico. Para ser mais exato ele é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é porosa, ou seja, possui espaços vazios. Estes vazios são preenchidos por líquido e/ou gás. Isso significa que o volume de vazios é igual ao volume ocupado pela água e pelo ar.
O solo, no que se refere às partículas que o constituem, permanece o mesmo, mas seu estado se altera. As diversas propriedades do solo dependem do estado em que se encontra. Quando diminui o volume de vazios, por exemplo, a resistência aumenta.
Para identificar o estado do solo, empregam-se índices que correlacionam os pesos e os volumes das três fases. Estes índices são os seguintes: umidade, índice de vazios, porosidade, grau de saturação, peso específico dos sólidos, peso específico e peso específico seco.