Mecânica dos Solos
Propriedades e Índices:
O solo é um material constituído por partículas sólidas e pelo espaço (vazios) entre elas, que pode estar preenchido por água ou ar. Constitui um sistema de três fases: sólida, liquida e gasosa.
Fase Sólida:
A fase sólida é constituída por grãos minerais, com ou sem presença de matéria orgânica. As principais características a observar nos grãos são tamanho, massa específica, forma e composição química.
Um grão visível a olho nu em geral tem origem de natureza mecânica, e as três dimensões na mesma ordem de grandeza (como exceção se pode citar as micas). Quimicamente, os silicatos (feldspato, mica, quartzo, serpentina, clorita, talco) compõem a maioria, seguida pelos óxidos (hematita, magnetita, limonita), pelos carbonatos (calcita, dolomita), e pelos sulfatos (gesso, anidrita).
Partículas presentes nas frações argilosas têm menores dimensões, em maioria com gênese de natureza química e formato lamelar (uma dimensão muito menor que as outras duas). Os principais minerais argílicos são as caolinitas, as montmorilonitas e as ilitas.
Partículas de forma fibrilar (uma dimensão dominante) são mais raras, encontradas principalmente em solos turfosos.
A maneira como as partículas sólidas se arrumam em um solo natural tem influência em algumas de suas propriedades. Seu estudo é feito no assunto "Estrutura dos solos".
Fase Líquida:
A água, sempre presente nos solos, é responsável por grande parte de suas propriedades e do seu comportamento. Na gênese de um solo, a água atua física e quimicamente, provocando ruptura de rochas ao congelar-se, erodindo e transportando partículas, por dissolução e lixiviação, pela ação de ácidos nela presentes, por exemplo. Pode participar da composição química de minerais argílicos, faz parte da composição das pressões a que um solo fica