indicativos de cultura de seguran a
Os indicativos de cultura de segurança seguem a quatro grupos para os quais os indicadores são fornecidos:
Organizações Governamentais (Regulador)
Organizações Operacionais (Licenciados)
Organizações de Pesquisa
Organizações de Projeto
1.1. Compromisso do governo com a Segurança, idicativos:
A legislação é satisfatória?
Existem impedimentos que inviabilizam as alterações necessárias nos regulamentos?
A legislação e as declarações políticas governamentais enfatizam a segurança como um pré-requisito para o uso da energia nuclear?
Tem orçamentos para as agências reguladoras se manterem considerando inflação, o crescimento das indústrias e o aumento de outras demandas? O financiamento é suficiente para permitir a contratação de pessoal competente?
O governo fornece financiamento adequado para a pesquisa em segurança? Os resultados das pesquisas são disponibilizados para outros países?
Quão livre é a troca de informações de segurança com outros países?
O quanto o país apoia os programas da IAEA de Sistema de Comunicação de Acidentes, os grupos de revisão de segurança operacional, os grupos de avaliação de eventos significativos para a segurança e outras atividades internacionais relevantes?
Existem situações de interferência indevida em assuntos técnicos com relevância à segurança?
1.2. Desempenhos das Agencias Reguladoras:
Os objetivos de segurança regulatórios são anunciados claramente, nem muito geral nem muito prescritivos? Será que eles permitem um equilíbrio entre inovação e dependência de técnicas comprovadas?
Os comentários de organismos competentes sobre os requisitos dos regulamentos são consultados? Estes comentarios são considerados com frequencia suficiente para encorajar comentários futuros?
Existe um processo previsível e lógico para lidar com questões que requerem uma consideração de ambos os fatores, econômicos e de segurança?
As práticas regulatórias são consistentes com os objetivos do Programa de