indicadores
Um ácido pode ser definido como uma substância que, quando dissolvida em água, se dissocia formando íons de hidrogênio (H+), enquanto uma base pode ser definida em água, se dissocia formando íons de hidroxila (OH-). O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+ ).
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A medição do pH de uma solução é dado pelo negativo do logaritmo da concentração de íon de hidrogênio:
Os valores de pH variam de 0 a 14,as substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. Existem substâncias denominadas como indicadores de pH. Essas substâncias são capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidas, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e absorção em sólidos.
Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, alterar a cor. A mudança de coloração ocorre numa estreita, porém, bem definida faixa de pH. A Tabela 1, apresenta as mudanças de coloração de alguns indicadores utilizados em nosso experimento em função das faixas de pH em que elas ocorrem.
Tabela 1: Pontos de viragem dos indicadores.
INDICADOR
COR EM pH ABAIXO DA VIRAGEM
INTERVALO APROXIMADO DE pH
DE MUDANÇA DE COR
COR EM pH ACIMA DA VIRAGEM
FENOLFTALEÍNA
INCOLOR
8,2-10,0
ROSA
ALARANJADO DE METILA
VERMELHO
3,1-4,4
AMARELO
AZUL DE BROMOTIMOL
AMARELO
6,0-7,6
AZUL
OBJETIVO
Analisar as funções ácido base de substâncias na presença de