INDICADORES
Vimos que o conceito de gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Dutra (2012, p. 17) caracteriza gestão de pessoas como:
“Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.”
INTERNET http://centraldefavoritos.wordpress.com/2011/02/01/gestao-de-pessoas-conceitoimportanciarelcao-com-os-outros-sistemas-de-organizacao/
Conceito de Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos coma a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.
Indicadores
Os indicadores são fundamentais para mensurar o desempenho da empresa, de acordo com as necessidades de informação colocadas pela administração. Podem-se utilizar diferentes tipos de indicadores para fazer o acompanhamento das atividades, e assim mensurar os reflexos de suas decisões na gestão empresarial. Os indicadores de desempenho são índices desenvolvidos dentro de cada empresa, de acordo com sua realidade e focando os principais pontos que afetam. Segundo Tadachi e Flores (1997, p.19) indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.
Eles são utilizados pelas empresas para controlar e melhorar a qualidade e o desempenho dos produtos ou processos ao longo do tempo.