Indicadores
De acordo com a metodologia adotada, a MESMIS, após o levantamento dos prontos críticos do sistema, faz-se a escolha dos critérios de diagnóstico para posteriormente fazer o levantamento dos indicadores estratégicos.
Indicador-chave de desempenho
Um Indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator (KPI)), mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos de tecnologia da informação permitem que o objetivo seja alcançado.
KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.
Aplicações Tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço. Frequência de levantamento de satisfação do cliente. Tempo de levantamento de assuntos relacionados a níveis de serviço. Impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido. Os indicadores-chave de desempenho tiveram sua aplicação estendida às mais diversas questões referentes aos negócios e empresas. Com os recursos disponíveis de tecnologia de informação, hardware e software, podem-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. Muitas empresas, quando nos referimos metaforicamente, trabalham com KPIs como instrumentos de sua navegação. Eles vão além das tradicionais métricas financeiras e passam a medir o sucesso dos processos nas organizações. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico em uma empresa. Cabe aos altos executivos e suas equipes,