indicadores e selos
1) O Rótulo ecológico é a certificação de produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros disponíveis no mercado e comparáveis entre si. Os rótulos ecológicos visam encorajar a demanda por produtos e serviços que causem menos dano ao meio ambiente.
São certificações obtidas voluntariamente, atestando o desempenho ambiental de um produto, com base na avaliação de seu ciclo de vida. O selo, que pode ser utilizado por um produto ou serviço, indica que, em determinada categoria de produtos ou serviços, aquele que obtém a certificação é amigável ao meio ambiente.
Entre as limitações de um rótulo ecológico pode-se citar:
A Apesar da dificuldade em se medir o alcance de um programa de rotulagem ambiental, os rótulos atingem seus objetivos prevenindo contra informação ambiental falsa; B A rápida proliferação de rótulos pode criar barreiras comerciais, intencionais ou não, principalmente para países em desenvolvimento e que acabem trazendo um saldo negativo para a questão ambiental.
C Os rótulos não permitem que produtos supérfluos sejam classificados como ecológicos, levando em consideração a utilidade dos produtos. D Produtos que pertencem a uma categoria podem ser comparados com similares, o que facilita sua confrontação com produtos alternativos. E A graduação por cor indica em que proporção o produto atende ou não a um requisito ambiental e ajuda o comprador a estabelecer comparações entre produtos da mesma categoria.
2) O termo “indicador” vem do latim indicare e tem por significado destacar, anunciar, tornar público, estimar. Os indicadores transmitem informações que esclarecem inúmeros fenômenos que não são imediatamente observáveis. São ferramentas de informação que permitem avaliar vários aspectos de um sistema, inclusive impactos ambientais. A grande vantagem dos indicadores é que eles resumem uma situação complexa a um número ou a um selo ou rótulo, o qual pode