Indicadores Socioambientais e desenvolvimento sustentável
Abordagem monetária: assume que o crescimento econômico deve ser visto como crescimento de riqueza per capta, e não de produto per capta, pois o PIB não inclui a depredação da natureza, neste contexto, existe uma dificuldade em atribuir valor monetário a alguns bens ambientais, como a água potável e o solo, por exemplo.
Índice de sustentabilidade ambiental: envolve cinco dimensões como os sistemas ambientais (ar, água, solo e os ecossistemas), estresses (situação crítica de poluição ou extração demasiada de recursos naturais), vulnerabilidade humana (doenças relacionadas ao ambiente), capacidade social (capacidade de lidar com problemas ambientais) e institucional e responsabilidade global (conjunto de cooperação para uma responsabilidade global).
Índice de desempenho ambiental: refere-se principalmente a proteção em dois segmentos para reduzir os estresses ambientais na saúde humana e promover a vitalidade dos ecossistemas e a gestão dos recursos naturais.
2 - A expansão da economia é incompatível com a capacidade de regeneração do planeta? Sim, não por quê?
Acredito que seja incompatível, pois ambas possuem velocidade de crescimento diferentes, os nossos recursos naturais são finitos e a absorção dos resíduos produzidos/consumidos não condizem com esse desenvolvimento, pois nós produzimos em alta velocidade e a natureza não acompanha esse ritmo, seja em recuperação das áreas utilizadas ou mesmo no crescimento da matéria prima.
3 - O PIB não mede os resultados em torno de qualidade de vida da população? Compare dados do PIB brasileiro com o curta "Ilha das Flores" e Crianças na tríplice Fronteira
O PIB mede sim os resultados em torno da qualidade de vida, mas deixa de lado dessa contagem os