Indicadores sócio-ambientais
Curso superior em tecnologia de gestão ambiental
Wellington Lopes
Indicadores socioambientais
Niterói, 1 de outubro de 2012
Indicadores socioambientais
São formas de analisar se a instituição está atuando na preservação e de monitorar o progresso da sustentabilidade; eles são expostos periodicamente e, em geral, ficam acessíveis para a população.
Foram criados não só para reconhecimento da condição das organizações, mas também, com o intuito de passar para a sociedade, uma certa consciência ambiental.
Os indicadores mostram muito além de investimentos, exibem, por exemplo, a economia de energia resultante da reciclagem de matéria prima ou resíduos. Podendo ser usados para examinar regiões e não só empresas.
Existem alguns órgãos responsáveis pela verificação destes guias (como por exemplo, as UCs), que se utilizam de programas de monitoramento (como por exemplo o SISUC)
As divisões costumam estar dentro de perspectivas econômicas, sócias, gerenciais, salubres e ambientais; tendo a partir daí uma série de subdivisões específicas.
Há um crescimento da preocupação nessa área por parte das empresas, que embora pequeno, não deixa de ser uma evolução.
Empresas
Banco do Brasil
O Banco do Brasil vem desde 2003, a partir de uma parceria realizada com o Ministério do meio ambiente, evidenciando seu comprometimento com o desenvolvimento socioambiental. Buscando também impulsionar a desenvoltura regional e apoiar atividades produtivas socialmente e ambientalmente corretas além da diversidade cultural.
Ações práticas:
Agenda 21
Uma agenda que marca as ações realizadas pelo Banco do Brasil com relevância ambiental e sustentável e também social, com focos na cidadania. Esta agenda foi incorporada por diversas outras empresas.
Microcrédito produtivo orientado
Empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e microempresas, com intuito de elevar o desenvolvimento