Resenha- O que é vida
Os primeiros seres vivos encontravam-se em um planeta repleto de recursos dos quais necessitavam, essas primeiras bactérias não acharam empecilhos à sua expansão e crescimento, utilizavam de compostos existentes no planeta para produzirem seu açúcar e assim supriam suas necessidades e multiplicavam-se rapidamente pela Terra.
Esse modelo de ‘vida fácil’, contudo, não durou muito tempo. As bactérias passaram a se reproduzir tão rapidamente que a quantidade de alimento não supria mais a necessidade de todas, causando uma quebra desse sistema até então bem-sucedido. A partir dessa nova condição algumas bactérias desenvolveram a capacidade de realizar fotossíntese, captar um recurso fácil (luz do sol), combinar com outros compostos existentes na atmosfera primária e produzir seu próprio alimento. Essas bactérias utilizavam em sua maioria o hidrogênio para se sustentarem, algumas instalaram-se em fontes sulforosas que eram abundantes na Terra.
A grande mudança ou a grande ‘crise’ se instaurou quando seres aquáticos passaram a produzir seu alimento, estes não encontravam dificuldade em extrair da água o tão almejado hidrogênio e nesse processo liberavam gás oxigênio, fatal para os outros microorganismos existentes. Chamados de ‘Cianobactérias’ esses microorganismos povoaram os mais diversos lugares do globo, bastava haver água.
Dessa