indicadores socias
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre conceitos de Políticas Públicas, conhecimento e a importância sobre a informação de indicadores na formulação e na avaliação destas políticas. Segundo Maria das Graças Rua (1998) “a sociedade moderna que tem como principal característica, a diferenciação social. Isso faz a vida em sociedade seja complexa e frequentemente envolva conflito”. Para que haja uma mediação destes conflitos, são necessários uma mobilização do Estado em conjunto com a sociedade na implementação de politicas publicas como mediadora no processo de regulação. Para efetivar politicas públicas é de extrema importância o conhecimento de indicadores sociais por parte de toda a sociedade, pois com base nos dados existentes, é possível compreender a realidade social.
Assim é possível construir uma Democracia participativa que objetiva na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Politicas Públicas podem ser definidas como programas de ação governamental voltado a concretização de direitos fundamentais, humanos coletivos ou direitos sociais garantidos em lei e que se efetivam nas relações entre o poder público e a sociedade.
As políticas públicas estão intrinsicamente ligadas entre a relação de Estado e sociedade, pois elas compreendem tudo o que o Estado faz ou deixa de fazer: Tais como, os investimentos, os benefícios e ou exclusões de serviços concernentes a determinados segmentos da sociedade.
Segundo Maria das Graças Rua (1998) “As políticas públicas (policies), por sua vez, são outputs, resultantes da atividade política (politics): compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores”. O termo outputs significa produto, então, a autora define como sendo as políticas públicas um produto da atividade política.
Conforme exposto por Rafael Encinas (2012), Estas atividades