indicadores sociais
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
EM SAÚDE
Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública
TRABALHO DE AVALIÇÃO DA DISCIPLINA
Leila Maria Hirt
Palmeira das Missões, RS, Brasil
2014
INDICADORES SOCIOECONOMICOS NA GESTÃO PÚBLICA
Leila Maria Hirt
Trabalho apresentado como critério de Avaliação para formação de notas na disciplina de Indicadores Sócio Econômicos na Gestão Pública, do Programa de Pós Graduação de Gestão de Organização Pública em Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria.
Professora: Msc. Fernanda Sarturi
Tutora: Luana Possamai Menezes
Palmeira das Missões, RS, Brasil 2014
INDICADORES SOCIAIS
A necessidade da amostragem de dados mais simplificados e de fácil entendimento levou a busca por um instrumento que compilasse a realidade social vigente e os resultados que as medidas socias estavam apresentando. Por volta do século XX no período marcado pelo Estado do Bem Estar Social surgiu os indicadores que veio para transformar dados antes “engavetados” em importantes fontes de pesquisa, a situação neste período tanto social quanto econômica encontrava-se com sérias dificuldades, foi empreendido grande esforço para desenvolver instrumentos que possibilitasse monitorar e divulgar as condições sociais da população, assim facilita um maior controle da população sobre as políticas sociais que estão sendo realizadas, proporcionando também uma maior fiscalização da administração pública e seus investimentos.
Os indicadores sociais são retratados na forma de tabelas, mapas e modelos quantitativos, pesquisas antes qualitativas que empreendiam grandes arquivos e documentos hoje estão armazenados em pequenos arquivos. Nossa principal fonte de pesquisa além dos registros dos ministérios e que possui indicadores sociais de diferentes realidades e áreas sociais é o Instituto