Indicadores Sociais
A REALIDADE SOCIAL BRASILEIRA
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa relatar sobre as Politicas Públicas existentes no Brasil. Uma politica pública é criada para auxiliar na melhoria e na qualidade de vida dos seres humanos.
É através da elaboração desta politicas que o pais consegue se desenvolver e criar condições dignas de vida.
Nele também será abordado sobre os indicadores sociais segundo o IBGE em 2010: crianças e adolescentes, educação e trabalho, mortalidade infantil, indicadores sociais mínimos, mercado de trabalho, mobilidade social, população jovem e outros.
Serão relatados através de um quadro-síntese alguns indicadores, como o IDG – Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de GINI, Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil, Indicadores de Educação no Brasil. No quadro seguiram as definições sobre os mesmos.
E de grande importância ressaltar a relação dos indicadores sociais e as politicas públicas, que ambos se socializam e trabalham em parceria para que através de determinados indicadores levantados, seja possível um maior estudo a respeito das condições coletadas e que venha a ocorrer um possível projeto que realize uma politica pública para o melhoramento do meio existente.
POLITICAS PÚBLICAS
Principais definições:
Política pública é definida aqui como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
Cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas. O contratualismo gera esta expectativa, ainda mais na América Latina, marcada por