Indicadores logisticos
Este artigo apresenta uma metodologia de implantação do indicador de desempenho global chamado OTIF
(On Time In Full), potencializada pelas ferramentas de Lean Seis Sigma, que visa robustecer a gestão logística das organizações, pela otimização e sincronização dos processos da cadeia de suprimentos, com o foco na satisfação dos clientes. O trabalho detalha os conceitos do indicador e descreve como ele pode ser medido ao longo do processo logístico das empresas. Os principais resultados esperados com a implantação da metodologia são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes e a aceleração da cadeia logística pelo aumento da sincronia entre os processos, buscando-se um sistema enxuto (lean), otimizado (just in time) e sob controle. A metodologia proposta prevê a implantação do OTIF de maneira estruturada, levando-se em consideração a cultura organizacional envolvida e evitando-se as medições equivocadas. O diferencial da metodologia é o desdobramento do indicador ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.
Palavras-chave: Indicador de desempenho; Desempenho; Logística; Otimização.2 METODOLOGIA DO TRABALHO
Uma das metodologias utilizadas para o desenvolvimento do trabalho foi a revisão bibliográfica de temas afins ao assunto abordado, tais como gestão da cadeia de suprimentos e definição de indicadores de despenho estratégicos, além dos conceitos referentes ao indicador OTIF e à metodologia do Lean Seis Sigma.
Em relação à metodologia proposta para implantação do OTIF, foram utilizados conhecimentos práticos e específicos obtidos em reuniões de trabalho realizadas em projetos de consultoria, com a participação de especialistas da área de logística das empresas envolvidas. A sinergia com a ferramenta do Lean Seis
Sigma foi obtida por meio de parceria com uma empresa especializada no tema.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1