Indicadores Financeiros - Gerdau
Cassyus Santos da Silva
Greicy Kleinowski Oliveira
Marcos Vinicius Rodrigues Oliveira
Marcus Roberto Oliveira
Melissa Schiavon Lima
RESUMO
A análise dos indicadores financeiros é de grande utilidade para as organizações, pois auxiliam na tomada de decisão, além de possibilitar a verificação de qual a atual situação econômico-financeira da mesma. Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da análise horizontal e vertical do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício da empresa Gerdau S.A., tendo como referência os exercícios de 2009 a 2013.
Palavras-chave: Liquidez; Endividamento; Rentabilidade.
2
1. INTRODUÇÃO
As finanças das empresas sofreram ao longo do tempo um processo consistente de evolução conceitual e técnica. A área financeira mudou de uma postura conservadora para uma posição mais questionadora e reveladora dos fenômenos financeiros, promovendo a identificação e o entendimento das causas de determinados comportamentos operacionais.
Com a influência das teorias administrativas enunciadas principalmente por Taylor,
Fayol e Ford, as empresas passaram a direcionar grande parte de suas preocupações aos aspectos internos, voltados ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de suas estruturas organizacionais. Esse enfoque de caráter mais administrativo foi reforçado com a depressão econômica ocorrida em 1929/1930, tornando o estudo das finanças corporativas também voltadas a liquidez e solvência das empresas. Por este motivo, as instituições voltaram a focar suas decisões financeiras na área externa, estudando-as do ponto de vista de um empreendedor, aplicador de recursos. Assim os administradores financeiros tiveram que munir-se de visão mais crítica, acurada e global das empresas, assumindo maiores níveis de responsabilidade, prevendo-se grandes desafios para o futuro.
O estudo dos indicadores financeiros não é apenas calcular os índices e indicadores, é