historia da educacao
Somos feitos de tempo
Considerando a colocação do autor, enquanto ser social, o individuo interage com o meio, e ao interagir, traz muito do meio, do outro para si, e leva de si para outro e para o meio influenciando no contexto.
Nesta interação, é possível observar como a cultura é transmitida de uma geração para outra, resultando e caracterizando assim, um novo caminho para a história que vai se desenrolando e sendo construída. Essa mistura de passado e presente, marcada pela ação do homem, que determina e constrói o futuro.
Por está razão apresentada, que podemos dizer que o homem é em sua essência, feito de tempo, tempo este que constrói e reconstrói pela própria ação humana.
Questões: 1-O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas também da experiência coletiva.É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
Somos resultados do devir humano, portanto não nos compreendemos fora da prática social, porque esta , por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam.
Se somos seres históricos, nada escapa à dimensão do tempo.
2-Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
A história existe por causa do tempo e das pessoas que a vivencia, sem não a temos. A cultura a origem, a sociedade também influenciam a memória histórica.
E nem sempre o que foi bom no passado será bom bom também no presente;