Indicadores de rentabilidade
Os índices de rentabilidade se relacionam com o tipo de retorno da empresa, pode ser quanto às vendas, aos seus ativos, ao seu patrimônio líquido, bem como o valor de suas ações. Mostra, portanto, a capacidade de geração de resultados da organização.
Os principais indicadores de rentabilidade são: margem operacional, margem liquida, retorno sobre ativo, giro do ativo e retorno sobre o capital próprio.
A Margem Bruta, especificamente, mostra o percentual de lucro que a empresa conseguiu obter com suas vendas (descontando o custo das mercadorias vendidas) em relação ao seu faturamento.
Fórmula:
A Margem Operacional, especificamente, mede o percentual de lucro que a empresa conseguiu obter em sua operação depois de descontadas todas as despesas, exceto o imposto de renda e as despesas não operacionais.
Fórmula:
A Margem Líquida, especificamente, mede o percentual de lucro líquido que a empresa conseguiu obter em relação ao seu faturamento. Por lucro líquido entende-se o lucro após a dedução de todas as despesas, incluindo o imposto de renda.
Fórmula:
A Imobilização do Patrimônio Líquido, especificamente, mostra o percentual do patrimônio líquido que foi aplicado no ativo permanente. É um indicador importante pois seu crescimento excessivo pode provocar problemas de solvência na empresa.
Fórmula:
O Giro do Ativo, especificamente, mostra quantas vezes a empresa recuperou o valor de seu ativo por meio de vendas em um período de um ano. Ele é bastante dependente do setor de atuação da empresa e sua análise deve sempre ser combinada com a análise de um ou mais indicadores de margens. Um alto Giro do Ativo significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor". Normalmente é muito difícil ter ambos indicadores apresentando valores elevados.
Fórmula:
Etapa 3.2
Margem Bruta
2010
679.928 / 5.253.670 X 100 = 12,94%
2011
690.105 / 5.499.814 X 100 = 12,54%
Margem