INDICADORES DE ACIDENTES DO TRABALHO
Para que serve?
Os Indicadores de acidentes do trabalho são utilizados para mensurar a exposição dos trabalhadores aos níveis de risco inerentes à atividade econômica, viabilizando o acompanhamento das flutuações e tendências históricas dos acidentes e seus impactos nas empresas e na vida dos trabalhadores. Embora existam diversas ferramentas utilizadas para prevenção de acidentes e controle dos riscos, como programas de segurança, legislação, Normas dentre outros, infelizmente os acidentes acontecem. A estatística de acidentes é uma poderosa ferramenta que subsidia a empresa a monitorar os acidentes de trabalho ocorridos em um determinado período.
Para montar, estruturar e por fim analisar um indicador de acidentes de trabalho contamos com dados estatísticos do setor. Algumas das vantagens da utilização de dados estatísticos na segurança do trabalho são as de permitir a empresa acompanhar mensalmente e/ou anualmente a evolução dos acidentes; observar o período em que ocorre a maior frequência e gravidade de acidentes; observar o período que não houve acidentes e separar os acidentes por tipo, lesão, local da lesão, natureza da lesão, dentre outros.
Contamos também com os elementos essenciais para a estatística e análise de acidentes, como a espécie de acidente impessoal, o tipo de acidente pessoal, o agente do acidente, a fonte da lesão, o fator pessoal de insegurança, o ato inseguro, a condição ambiente de insegurança, a natureza da lesão, a localização da lesão e o prejuízo material.
Os indicadores de acidentes do trabalho, além de serem empregados na determinação de níveis de risco do setor da Ferramentaria e te toda a Nemak Brasil em geral, são de grande importância para a identificação das ocorrências de doenças profissionais. Os indicadores são indispensáveis para a correta determinação de programas de prevenção de acidentes e consequente melhoria das condições de trabalho.
Uma das maneiras mais