india
Governo e Constituição
Quadro constitucional
Os arquitetos da constituição da Índia, embora com base em várias fontes externas, foram mais fortemente influenciada pelo modelo britânico da democracia parlamentar. Além disso, foram adotadas uma série de princípios da Constituição dos Estados Unidos da América, incluindo a separação de poderes entre os principais ramos do governo, o estabelecimento de um tribunal superior, e a adoção, ainda que de forma modificada, de uma estrutura federal (uma divisão constitucional de poderes entre a União (central) e governos estaduais). Os detalhes mecânicos para executar o governo central, no entanto, foram em grande parte herdada do Ato do Governo da Índia de 1935, aprovada pelo Parlamento Britânico, que serviu de constituição da Índia nos últimos dias de domínio colonial britânico.
A nova Constituição promulgada em 26 de janeiro de 1950, proclamou a Índia 'uma república democrática secular socialista. Com 395 artigos, 10 (mais tarde 12) horários (cada um esclarecendo e expansão de uma série de artigos), e mais de 90 alterações, é uma das constituições mais longas e mais detalhadas do mundo. A Constituição inclui uma lista detalhada dos ´direitos fundamentais" do cidadão.
O restante da Constituição descreve em grande detalhe a organização, competência e forma de funcionamento da união (central) e os governos estaduais. Ele também inclui disposições para proteger os direitos e promover os interesses de certas classes de cidadãos (por exemplo, grupos sociais desfavorecidos, oficialmente designado como "castas" e "Tribos Agendadas ') e o processo de emenda constitucional. A especificidade extraordinária de constituição da Índia é tal que alterações, que a média de quase dois por ano, têm sido frequentemente obrigados a lidar que emite que em outros países seria tratado pela legislação de rotina. Com poucas exceções, a passagem de uma emenda requer apenas uma maioria simples de ambas as casas do parlamento, mas esta