Independência dos EUA
Este processo começa com o fim da guerra dos sete anos, a metrópole inglesa sai da guerra fraca e com isso começa explorar ainda mais as treze colônias norte americanas.
As colônias inglesas sempre existiram um forte sentimento de construção de um novo pais e de liberdade influenciado pela religião protestante, nas colônias inglesas haviam uma divisão de sul e centro norte, no sul as colônias eram semelhantes as colônias sul americanas e no norte as colônias tinham uma economia subsistente.
A Inglaterra não estava disposta a concessões Iniciou desta forma a Guerra na Batalha de Lexington. 19 de abril de 1775 Em maio de 1775 realizou se o segundo Congresso da Filadélfia que declamou os cidadãos as armas. O comando estava nas mãos de George Washington – comandante das tropas americanas no dia 4 de Julho de 1776 declaração de independência dos E.U.A Inspirado nas idéias iluminista de liberdade individual e respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismoeuropeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.
A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde