Independência do Brasil
Era uma vez um reino muito distante, num país chamado Portugal, cheio de histórias de príncipes e princesas. Lá, morava um rei muito ambicioso que queria conquistar muitas terras, mesmo que para isso fosse preciso lutar e escravizar pessoas.
Dizem que, por volta de 1500, o rei desse lugar enviou seu melhor comandante de navios, Pedro Álvares Cabral, para conquistar terras que ficavam do outro lado do mundo.
Mas tudo mudou depois que os portugueses chegaram a essa terra maravilhosa. Ela recebeu o nome de Brasil e ficou pertencendo a Portugal, um país que só queria tirar as riquezas naturais dessa terra.
Lá viviam muitos povos, diferentes uns dos outros, cada um com seus costumes, crenças e religiões. As famílias conviviam com muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar.
A história conta que essa situação continuou até acontecer uma guerra em Portugal, 300 anos depois. O novo rei daquela terra distante resolveu fugir com toda sua família e veio morar na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Muitos brasileiros fizeram festa, pois agora também tinham um rei, uma rainha, príncipes e princesas, que participavam de bailes luxuosos no palácio construído naquela época. A cidade cresceu muito e muitas pessoas, de outros lugares vieram morar nela.
O rei mandou construir um palácio, um banco, teatros, bibliotecas, escolas, o Jardim Botânico, um jornal. As ruas ganharam pedras e iluminação. Parecia perfeito, não é mesmo.
Mas não era bem assim. A maior parte do povo continuava a viver na pobreza, convivendo com a falta de higiene da cidade que crescia muito e se enchia de pessoas cada vez mais.
Parecia até que o Brasil estava se tornando um país livre. Mas a guerra acabou em Portugal e o rei, que vivia feliz aqui no Brasil, foi obrigado a voltar para sua terra.
O filho do Rei, o príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Antes de ir embora, o rei pediu ao filho que ficasse tomando conta do país, enquanto toda sua família voltava