ATIVIDADE P. E, G.
1 – Sobre o histórico de surgimento, relate qual foi a experiência brasileira que aprofundou a implementação do planejamento.
O planejamento passou a ser aprofundado no Brasil durante o período militar, embora imperasse na época, o autoritarismo, o caráter centralizador e o clientelismo. Em 1967 foi publicado o Decreto-Lei nº 200, que elencava o planejamento e o controle, dentre outros, como princípios essenciais ao desempenho da máquina estatal. Esses princípios que juntamente com “organização” e “direção” constituem o processo administrativo ou processo organizacional são responsáveis por possibilitar que as ações tomadas pela Administração Pública tenham resultados positivos. Nesse sentido, a importância do planejamento dentro do contexto de processo administrativo, é destacável em virtude de ser ele o mediador entre o presente e o futuro, colaborando para o alcance de determinados propósitos estabelecidos pela Administração Pública.
2 – Conceitue Accountability, e mencione a sua relação com o planejamento estratégico.
É um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Sua relação com o planejamento estratégico é que esse termo é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.
3 – Conceitue Análise Política
Análise de Políticas pode ser considerada como um conjunto de conhecimentos proporcionado por diversas disciplinas das ciências humanas utilizados para buscar resolver ou analisar problemas concretos em política (policy) pública, mas também pode ser apontada como um peoblemamorieted, o que demanda e suscita a