Independência do Brasil
A independencia dos estados unidos influenciou as revoluções ocorridas (Revolução Industrial e Francesa) na europa levou os países a aderirem as novas idéias liberais tomando poder entre os lusitanos a Revolução do Porto dando iniciativa ás americas. Na colônias espanholas o objetivo de ampliar sua autonomia e ver-se livres do pacto colonial iniciu-se na a guerra pela independencia que causou milhares de mortos, diferente da independencia do Brasil considerada pacifica um de seus principais líderes foi como Miranda, O' Higgins, Bolivar entre outros fizeram parte das revoltas pela emancipação . Sua independencia significou a separação política da metrópole mas a estrutura social se manteve continuou dependente não mais a Espanha mas aos britãnicos.
Com a morte do filho de Carlos VI cessa a ameaça de reconsquista das antigas colônias, e D. João volta para Portugal deixando seu filho.
A proclamação da independencia no Brasil em 7 de setembro 1822 onde D. Pedro é proclamado Imperador formando assim o império brasileiroe tornando-se assim dependente não mais de Portugal e sim dos ingleses. Com a abolição do tràfíco de escravos D. Pedro perde adeptos como os latifundiários que dependiam dos escravos desinstabilizando sua politica o que gerou manifestação uma das causas para sua obticação.
Iniciando uma nova fase, a Regência que é marcada por revoltas internas entre os homens da Regencia por interesses e por parte da populção pelo descontentamento do governo resultou em rebeliões como a Cabanagem, Sabinada, Balaiada e dos Farrapos todas sufocadas, para acabar com a desordem D. Pedro II com apenas quize anos é coroado Imperador em 1840. Seu reinado é marcado pela Guerra do paraguai