INDEPENDENCIA OU MORTE
Independência ou morte também conhecida como o Grito do Ipiranga pintada a óleo sobre tela medindo 7,60 x 4,15 m em formato retangular.
INTRODUCAO
O presente trabalho e uma analise de imagens representativas dos processos do Brasil e de países da America latina;refletindo e analisando o que representa o referido momento histórico de cada nação.
DESENVOLVIMENTO
Este texto aborda as relações entre arte e historia a partir da analise iconográfica pictórica do século xix que compõe o patrimônio biográfico-visual das nações que retrata os grandes momentos históricos e seus heróis com destaque para a tela Independência ou Morte também conhecida como O Grito do Ipiranga e a obra mais conhecida do Brasil esta tela foi produzida entre 1886 a 1888.Pintada por Pedro Américo De Figueira e Melo(1843-1905).A pintura de gênero histórico e forte de compreensão e de representação dos acontecimentos históricos e embora não se confirme instrumento de mera legitimação simbólica do Império,encaixava-se perfeitamente na ideia de formação de um corpo coeso molhado em torno de objetivos comuns,contribuindo de sobremaneira para a construção leitura gloriosa de nosso passado afinada com o discurso de duas instituição;A academia Imperial de Belas Artes(1826)e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro(1838).
OBJETIVO GERAL
Escolhida a imagem que representa a Proclamação da Republica esta conhecida como Independência ou Morte foi encomendada pela família real em parceria com a comissão da construção do monumento do Ipiranga. A imagem de D.Pedro I às margens do Ipiranga, montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" em meio a uma enorme comitiva é conhecida por quase todos os brasileiros que estudam um pouco da história do país. Mas nem todos sabem que essa cena foi, na verdade, criada por um homem: Pedro Américo, o pintor do quadro "Independência ou Morte", hoje exposto no Museu Paulista (mais conhecido