Independencia das 13 colonias
O século XVIII foi um período de grandes transformações econômicas, políticas e sociais na Europa.
Influência das idéias iluministas essa corrente inspirou ao final do século XVIII, a revolução pela liberdade e igualdade
A região das 13 colônias ficou dividida em colônias do norte, centro e sul:
Colônias do norte se organizaram em torno do extrativismo, mão de obra assalariada, minifúndio, policultura;
Colônias do sul se organizaram em torno do sistema de plantation: mão de obra escrava, monocultura e latifúndio.
Não esquecer: Toda colônia é de exploração. A forma de organização da região aconteceu de formas diferentes. O norte se organizou de forma mais autônoma que o sul.
O desenvolvimento econômico inglês, conseqüência da Revolução Industrial, fez com que a Inglaterra entrasse em choque com vários países europeus de territórios e monopólios comerciais. Um desses conflitos ocorreu com a França:
Guerra dos Sete Anos (1756-1763)
Local: América do Norte
Disputa: Colonos franceses x colonos ingleses
Contexto: Um milhão de colonos ingleses e 70 mil franceses na região do Canadá.
A Guerra: Os dois grupos de colonos viviam em constante disputa, pois ambos desejavam o domínio do comércio de peles e da pesca, e os ingleses queriam atravessar os Montes Apalaches e o rio Mississipi, avançando sobre terras ocupadas pelos franceses (início do conflito). A Inglaterra, com ajuda de parte da população das Treze Colônias, derrotou em 1763 a França, que cedeu o atual Canadá aos ingleses.
Resultado: Apesar de vitorioso, o Império Britânico saiu da guerra muito endividado; Os franceses vencidos e humilhados aproximaram-se dos colonos americanos e passaram a auxiliá-los nos conflitos com a Inglaterra.
IMPORTANTE: A Guerra dos Sete Anos beneficiou as treze colônias. Com o conflito, os colonos americanos livraram-se das ameaças da França e ainda adquiriram armas, munições e farta experiência bélica.
A cobrança de mais impostos:
A