INCLUSÃO E DIVERSIDADE ESCOLAR
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O projeto político-pedagógico (PPP) traduz em linhas gerais o processo histórico das instituições, as ideias filosóficas e as práticas pedagógicas que dimensionam suas atividades. Reflete a identidade da escola, seus objetivos, orientações, ações e formas de avaliar os processos de aprendizagens, estabelecendo metas e buscando melhorias.
É fundamental ressaltar o caráter intencional nos campos sociopolítico e pedagógico. No sentido de compromisso com a formação do cidadão, porque define as ações educativas e as características necessárias às escolas para que cumpram seus propósitos e deveres.
2 DESENVOLVIMENTO
A inclusão é um conceito com vários significados, mas que dentre as diferentes possibilidades de interpretações, sempre envolve a noção de participação social e deveres da escola, perante as pessoas portadoras de necessidades especiais (pne). Segundo Pletschg.
O debate sobre a politica de educação inclusiva no Brasil deveria passar por uma análise mais ampla do contexto social, politico e econômico relacionado com as tensões e contradições presentes não só nos documentos e legislações educacionais direcionados aos direitos das pessoas com necessidades especiais, mas também nas práticas escolares sob as condições reais do sistema educacional brasileiro. (PLETSCH, 2009, p.26).
No decorrer da historia da humanidade, o ser considerado “anormal”, sempre foi visto pela sociedade (que se considerava dentro das normas), como um ser sem valor algum e de muito desprezo.
Para manterem sua coerência, os grupos sociais, buscam pela homogeneização, com normas e critérios, determinando os atributos e