Inclusão: promessa do poder público, da escola e dos professores.
Curso de Pós Graduação: Educação Inclusiva
Aluna: Fernanda da Silva Macêdo
Fundamentos da Educação Inclusiva e Políticas Públicas
Inclusão: Promessa do poder público, da escola e dos professores.
Fernanda S Macêdo
A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, Capítulo III, Art 205º (CONSTITUIÇÃO DA REPLÚBICA FEDERATIVA DO BRASIL).
Como já sabemos, atualmente existem várias leis, decretos, provimentos, resoluções e políticas que dão sustentação a Educação. Sob esta informação, podemos realçar que após ter assumido um papel de destaque em relação ao panorama das políticas governamentais, a Educação Inclusiva vem sendo discutida como garantia do desenvolvimento integral de todos. Vale ainda frisar, que o fortalecimento da mesma é fundamentado no discurso das propostas que garantem ao educando o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Entretanto, do ponto de vista reflexivo, as leis que afirmam e fundamentam o movimento de inclusão por si só não bastam, já que o que é feito na prática torna-se bem diferente do que se é proposto em lei e do que acontece na realidade, pois mesmo contando com todos estes documentos, ainda estamos longe de atingir a quantidade total e a qualidade social no atendimento escolar dado aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Para a CONSTITUIÇÃO DA REPLÚBICA FEDERATIVA DO BRASIL, o ensino deve ser ministrado tendo como base o princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. E de acordo com inciso III do Art 208º, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve ser realizado preferencialmente na