Inclusão Digital e Linux
O Linux
Introdução ao Linux
O Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. É um sistema Operacional de código aberto distribuído gratuitamente pela Internet. Seu código fonte é liberado como software livre, o aviso de copyright do feito por Linus descreve detalhadamente que ele não pode fechar o sistema para que seja usado apenas comercialmente. Isto quer dizer que você não precisa pagar nada para usar o Linux, e não é crime fazer cópias para instalar em outros computadores. Ser um sistema de código aberto pode explicar a performance, estabilidade e velocidade em que novos recursos são adicionados ao sistema.
O código fonte aberto permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona sendo útil para o aprendizado, além de permitir que o usuário corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, e do aumento da compatibilidade de periféricos, como novas placas sendo suportadas logo após seu lançamento, e de sua estabilidade.
Hoje o Linux é desenvolvido por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, cada uma fazendo sua contribuição gratuitamente. Linus Torvalds ainda trabalha em seu desenvolvimento e também ajuda na coordenação entre os desenvolvedores.
O suporte ao sistema também se destaca como sendo o mais eficiente e rápido do que qualquer programa comercial disponível no mercado. Existem centenas de consultores especializados espalhados ao redor do mundo. Você pode se inscrever em uma lista de discussão e relatar sua dúvida ou alguma falha, e sua mensagem será vista por centenas de usuários na Internet e algum irá ajudar ou avisará as pessoas responsáveis sobre a falha encontrada para devida correção.
Algumas Características do Linux
Multiusuário
Multitarefa
Não precisa de um processador potente para funcionar
Não é requerida uma licença para seu uso
É livre e