Inclusão anos iniciais
Importância da inclusão na Educação Infantil
BALDO, Patrícia Mara S.F.1
BATISTA, Cleide Vitor Mussini ²
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a importância da inclusão desde os primeiros anos na escola, que a partir de um estudo pautando-se no direito do aceso de todos a educação. O trabalho apoia se na intervenção de estagio realizada em uma escola filantrópica de Londrina no ano de 2014. A intervenção foi realizada como uma turma de 14 crianças de 3 à 4 anos, sendo uma portadora de necessidades educacionais especiais assistida pela inclusão,dentro da grade curricular do curso de Pedagogia , é determinante o período de estagio, onde podemos experimentar da pratica embasados na teoria da qual fomos expostos no período de três anos.
O que podemos compreender segundo as palavras de Vigodysk, é que primeira etapa em convívio social na vida das crianças é a sua inserção a escola, a educação infantil, onde ocorrera o desenvolvimento de suas habilidades que juntamente ao convívio, haverá a compreensão e interiorização do mundo adulto pela criança, sendo assim, é essencial trabalhar atividades de aspectos inclusivos, pois é a partir da interação com o meio, determinado por ato intencional e dirigido do professor que a criança aprende.
Sendo assim é necessário que essa interação não se perca ao longo da vida escolar, é necessário que a criança vivencie as diferenças e compreenda o seu espaço e o do outro, compartilhando, ajudando e aprendendo com as diferenças, sejam físicas, psíquicas, raciais,culturais etc.
METODOLOGIA
A pesquisa faz presente neste trabalho, pois se caracteriza pela possibilidade de interpretação dos dados coletados, experiências vivenciadas, permitindo assim um estudo da realidade dentro da escola, além de prever mudanças dentro da área educacional.
A partir desta perspectiva o trabalho se deu inicialmente com a observação, após a intervenção e por fim pela análise dos