Inclusão digital nos anos iniciais
2013
Tema:Estudos sobre avaliação de desempenho.
Nídia de Paula Siqueira
Estudos sobre avaliação de desempenho
RESUMO
O objetivo deste artigo é oferecer uma visão geral do processo de avaliação de desempenho: significado, obstáculos a implementação e efetividade, benefícios, problemas, abordagens, práticas e componentes essenciais, com foco especial na avaliação de professores. Ênfase é dada ao desenvolvimento de indicadores de desempenho. Para finalizar é apresentada uma proposta de avaliação que leva em consideração os tópicos discutidos, delineando as principais fases e participantes do processo. Espera-se demonstrar que esse processo, essencial para a saúde institucional e para a qualidade de seu serviço e produto, deve ser participativo, dinâmico e sujeito a constantes revisões.
Cada vez mais a qualidade de serviços e produtos é reconhecida como essencial para o desenvolvimento, tanto individual quanto institucional. Dada a importância de se determinar qualidade, este texto procura sensibilizar instituições, em especial as educacionais, para a necessidade de se adotar em políticas de avaliação.
Na área de educação a qualidade de ensino está claramente relacionada à qualidade dos professores. De fato, estudos americanos demonstram que a qualidade do professor é um melhor indicativo de aprendizagem do que a tão estudada diferença racial e socioeconômica (STRAUSS, 2007). Nos Estados Unidos, desde a promulgação da lei No Child Left Behind (HOFF; KELLER, 2007), há cinco anos e meio, o governo federal investe bilhões de dólares no desenvolvimento de seu professorado e oferece incentivos para que bons professores assumam postos em escolas menos privilegiadas.
O processo de avaliação é discutido a partir de uma discussão de seu significado. Também são discutidos os conflitos causados pela avaliação e obstáculos à eficiência do processo. Um conciso