Biocombustíveis
O biocombustível é um combustível alternativo que se teve necessidade de criar, primeiramente, devido ao esgotamento das reservas de petróleo e também tendo em vista a sustentabilidade do planeta. Estando já a ser utilizado em diversos países, por todo mundo.
Este tipo de combustível é produzido através de óleos animais ou vegetais, podendo recorrer entre outros a sementes de girassol, a cana de açúcar e a algas. Teoricamente todas as substâncias ricas em lípidos podem ser utilizadas na criação deste combustível. Ou seja, ao contrário dos mais comuns combustíveis que têm origem fóssil, os biocombustiveis têm origem biológica.
O biocombustível integra vantagens como sejam:
O facto de ser uma energia renovável, garantindo um desenvolvimento sustentável;
Baixas emissões de substâncias tóxicas e prejudiciais à flora, fauna e atmosfera terrestres.
O facto de ser biodegradável.
A redução da emissão de diversos gases que causam do efeito estufa;
Um menor investimento financeiro em pesquisas, bastante dispendiosas de procura de petróleo.
A não necessidade de ajustamento dos motores para trabalharem com este combustível.
O manuseamento e o armazenamento mais seguros.
Este tipo de combustível é utilizado para os mesmos fins utilizados por os combustíveis fósseis.
Fotobiorreatores
Para a criação de biocombustível, o processo mais utilizado é a reação do óleo indicado com um álcool, estando estes em presença de um catalisador.
Mas, encontrou-se um método que vem a facilitar a produção de biocombustíveis a partir de algas e/ou microalgas. Estas ao serem cultivadas em ambiente controlado e inseridas em fotobiorreatores, resultam numa maior produtividade, disponibilizando alguns quilos de biomassa de algas secas diariamente. Os fotobiorreatores utilizados com maior afluência tratam.-se de fotobiorreatores circulares. Estes constituem tubos circulares, feitos de materiais transparentes (como plástico ou vidro), e que podem ser dispostos na