incidência radiológica
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS
CURITIBA – PARANÁ
27/03/2014
INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS
Trabalho apresentado à disciplina de Incidências Radiológicas, sob orientação da Prof° Adriana Ciarlo, para o 3°período do CST em Radiologia.
CURITIBA – PARANÁ
27/03/2014
EXAMES RADIOLÓGICOS DURANTE A GESTAÇÃO
Durante a gestação existem muitas dúvidas da paciente em relação aos exames, e neste momento o técnico/tecnólogo deve saber esclarecer as dúvidas da paciente e de sua família, sobre os possíveis riscos e mitos que cercam os exames que emitem radiação.
No exercício da odontologia, o exame de imagem, com finalidade diagnóstica, mais praticado corresponde às radiografias intrabucais que são realizadas através de uma pequena exposição a feixes de radiação X.
A radiação X é um tipo de , que tem como propriedade a capacidade de alterar características físico-químicas das moléculas de um determinado tecido biológico. As células com alta taxa de proliferação e pouco diferenciadas são mais radiossensíveis. Portanto, as células humanas mais radiossensíveis são as células da epiderme, os eritroblastos, as células da medula óssea e as células imaturas dos espermatozoides.
Para a gestante, os efeitos biológicos são idênticos aos sofridos por uma mulher que não esteja grávida. Por outro lado, os efeitos biológicos decorrentes da exposição à radiação ionizante pelo feto podem ser divididos em quatro categorias:
1- Óbito intra-uterino
2- Malformações
3- Distúrbios do crescimento e desenvolvimento
4- Efeitos mutagênicos e carcinogênicos
A ocorrência desses efeitos depende da dose de radiação absorvida e da idade gestacional. O embrião é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante nas duas primeiras semanas de gestação. Durante este período, o embrião exposto à radiação permanecerá